Liga Acadêmica de Genética Médica

Informações Gerais



   O processo educacional, sob responsabilidade da instituição, envolve experiências que ultrapassam os limites da sala de aula e das exigências das atividades curriculares obrigatórias. Nesse contexto surgem as ligas acadêmicas, que são entidades formadas por grupos de alunos, sob orientação de professor responsável, que buscam o aprofundamento em determinada área do conhecimento, com incentivo ao desenvolvimento de projetos científicos e atividades voltadas à comunidade.
   A Liga Acadêmica de Genética Médica, vinculada ao Setor de Genética Médica e Clínica da FAMED/UFAL, tem como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão com atuação dentro e fora das dependências da universidade
Prezando pela multidisciplinaridade, a LAGeM é composta de acadêmicos dos cursos de Medicina e de Ciências Biológicas. São realizadas reuniões quinzenais que gerenciam o funcionamento da liga, o planejamento das atividades, a organização interna e o processo de seleção de novos membros.


Símbolo da Liga Acadêmica de Genética Médica - UFAL
     Criada em 2011, a liga surge dando continuidade às atividades iniciadas em 1984 pelo Grupo de Estudos de Genética Médica. No que tange ao ensino, durante as reuniões periódicas são apresentados artigos científicos pelos membros, objetivando haver discussão. No campo da extensão, desenvolvem-se atividades lúdicas e informativas junto à Família Alagoana Down.
     São realizadas atividades práticas nos ambulatórios de Genética, na Cirurgia Pediátrica do Hospital Universitário e no Laboratório de Citogenética Humana da UNCISAL. Além disso, o envolvimento dos alunos na liga serve também para integração com colegas e para atender a indagações profissionais.
As atividades desenvolvidas pela LAGeM se apresentam como uma oportunidade ímpar de aprendizado e vivência tanto para aqueles que pretendem seguir carreira na área, quanto para os futuros profissionais de outras especialidades.
     Nosso intuito é, acima de tudo, tornar público o conhecimento sobre o imenso mundo da Genética Médica para todos aqueles que se interessarem: acadêmicos e público em geral. O conhecimento faz com que tenhamos em nós a consciência de cidadãos e, por consequêcia, quebra o preconceito social tão presente nos dias de hoje. Compreender a Genética Médica é poder entender ainda mais a vida, o processo saúde-doença e o funcionamento do ser humano. O papel da LAGeM é principalmente a integração: seja pela presença multidisciplinar de membros de vários cursos unidos com um só intuito, seja pela busca de mostrar que tudo o que é diferente é apenas uma outra forma de normalidade.
Somos todos diferentes e ser diferente é normal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário